Teresa Leitão tem metas de curtíssimo prazo

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
A chegada de Teresa Leitão (PT) à função de líder do Governo no Senado era esperada, porque outros nomes cogitados têm outras missões a cumprir. A experiência e o jeito conciliador, além de estar na metade do mandato, favoreceram a pernambucana. Primeira mulher nesse cargo, ela sucede Jaques Wagner (PT-BA) numa situação, digamos, constrangedora e espinhosa. O baiano relutou o quanto pode para sair, mas enfrenta denúncias graves e é investigado pela Polícia Federal. O presidente Lula (PT) não tinha outra alternativa a não ser dizer ao amigo de 40 anos que não dava mais para continuar na liderança. Restou a Jaques desejar boa sorte à sucessora. “Desejo sucesso e um excelente trabalho para a senadora Teresa Leitão na liderança do Governo no Senado Federal. Colega valorosa, Teresa é uma senadora preparada e comprometida para cumprir essa função com todo o empenho e dedicação”, escreveu o petista nas redes sociais. A Teresa cabe cuidar da agenda positiva que Lula quer ver andar no Senado, antes das eleições. O tempo é muito curto para as metas estabelecidas por ela: “Atuarei para fortalecer a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada e os parlamentares, especialmente os líderes e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, contribuindo para a construção de consensos e o avanço das pautas de interesse do Governo e do povo, como o fim da escala 6×1, a PEC da Segurança Pública e outras medidas voltadas ao desenvolvimento do País, à justiça social e à melhoria da qualidade de vida da população”. O convite foi feito por telefone. Na segunda-feira a conversa com Lula será pessoalmente.
Liberais continuam indefinidos
O PL ainda está indefinido quanto a uma candidatura majoritária em Pernambuco, apesar de o presidenciável Flávio Bolsonaro querer. A questão é que, diferentemente de 2022, não há um nome forte que queira defender o bolsonarismo. Anderson Ferreira, que foi 3º colocado há quatro anos, precisa voltar a ter mandato, da mesma forma que Mendonça Filho, que vai tentar a reeleição de deputado federal.
João Campos relembra Pacto
João Campos (PSB) mantém o olhar crítico em relação à segurança pública em Pernambuco. Ontem, voltou a lembrar do Pacto Pela Vida, implantado no governo do pai Eduardo Campos. “Em nossa gestão à frente do Estado, teremos este mesmo empenho e trabalho firme para fazer Pernambuco voltar a ser referência positiva em segurança”, disse o pré-candidato a governador.
Raquel garante melhora da segurança
Ontem, a governadora Raquel Lyra (PSD) voltou a ressaltar que está recuperando o sistema de segurança, ao nomear 457 servidores da Polícia Civil e formando mais 36 oficiais do Corpo de Bombeiros. “A segurança pública do nosso Estado está sendo transformada”, disse ela. O secretário da SDS, Alessandro Carvalho, acrescenta que são 900 policiais civis a mais desde novembro de 2025.
Domingo tem festa para Mano
O prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros (PSD), vai comemorar seu aniversário, domingo, na Arena Manassu, que fica no bairro de Santo Aleixo. Além dos parabéns, vai ter muitos apoios para a primeira-dama Andréa Medeiros, que será candidata a deputada estadual pelo PSD. A festa começa às 12h.
