Confira as diferenças entre motor elétrico e motor a combustão
Por CompartilharnaRede
Que eles são diferentes, é fácil perceber. Mas que diferenças existem além da alimentação? Começando pelo começo, um motor a combustão funciona assim: a partir da mistura entre ar e combustível, uma faísca causa uma explosão que aciona um pistão; este pistão aciona uma manivela que então gira o motor. Em poucas palavras é isso.
Já o motor elétrico não tem qualquer queima, nem explosão. Ele funciona com um conjunto de bobinas e trabalha com inversão de campos magnéticos.
E você já imaginou como funciona a aceleração de um motor elétrico? No motor a combustão, uma borboleta permite uma entrada maior de ar para combinar com o combustível e causar uma explosão maior e dar mais potência ao carro. Já no motor elétrico...
Até pouco tempo, os motores elétricos também era pesados e volumosos. Mas a categoria evuluiu. Dá só uma olhada: este motor elétrico tem a mesma potência de um motor 1.6 convencional. Se você pensar no tamanho de um motor que está hoje em qualquer carro, a diferença é assombrosa.
Ou seja, carro com motor elétrico poderia simplesmente dispensar o câmbio. Mas ainda assim, a maioria dos elétricos disponíveis no mercado atualmente possuem caixa de transmissão. Segundo o professor, o câmbio é adotado para atingir velocidades mais altas.
Menor, com maior torque, sem a necessidade de combustível. Será que o motor elétrico é tão “perfeito” assim?
As baterias dos veículos elétricos ainda são bastante caras e acrescentam um peso considerável ao automóvel. As baterias mais comuns são as de níquel. Interessante é que para melhorar a eficiência energética, alguns modelos aproveitam forças mecânicas do carro para recarregar parcialmente essas baterias mesmo com o veículo em movimento.
Baterias à parte, os motores elétricos possuem bem menos componentes do que os a combustão; isso significa menos problemas e, consequentemente, reparos mais simples. Mais do que isso, o motor elétrico representa quase não esquenta.
O fato é que, por serem mais novos, os motores elétricos ainda têm muito que evoluir. Os convencionais a combustão já estão no mercado há mais de um século e, provavelmente, já atingiram seu limite de evolução. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre os primeiros projetos com carros 100% elétricos no Brasil, acesse olhardigital.com.br e confira uma reportagem que mostra o raio-X deles por aqui.