Carro voador que custará 2 milhões foi lançado nesta quinta em Fortaleza. Teriam coragem de fazer uma viagem nele?
Por CompartilharnaRede
Imagens de carro voador produzido no Ceará serão apresentadas
Nesta quinta-feira (21), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) revelará o Gênesis-X1, conhecido como ‘Carro Voador’. O veículo, uma criação da startup cearense Vertical Connect, terá suas imagens divulgadas ao público e à imprensa no BS Design, localizado no Bairro Aldeota, em Fortaleza.
A expectativa é que o Gênesis-X1 seja utilizado para transporte urbano no futuro, quando a infraestrutura e as regulamentações estiverem prontas para acomodar carros voadores.
O Gênesis-X1, que está atualmente em desenvolvimento no Ceará, possui as seguintes características:
- Capacidade para duas pessoas
- Dimensões: 5 metros de comprimento, 4,8 metros de largura e 1,40 metros de altura
- Tempo máximo de voo: 60 minutos
- Velocidade máxima: 130 km/h
- Equipado com oito hélices e oito motores elétricos
- Fuselagem feita de fibra de carbono aeronáutico
O evento contará com a presença do reitor do IFCE, Wally Menezes, e representantes da Vertical Connect, liderados pelo CEO Ruan Carlo Ferreira. O reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Anderson Correia, também estará presente.
A Vertical Connect apresentará o conjunto estrutural de hélices e motores, o design e as características de voo do modelo X-1. Nos próximos meses, a empresa planeja revelar o interior do protótipo, bem como os sistemas de voo e aviônicos – os equipamentos eletrônicos e/ou de processamento de dados que permitem o voo do eVTOL.
Ruan Carlo Ferreira, CEO da Vertical Connect, comemora a apresentação pública do primeiro mockup da empresa, considerando-o um marco importante na jornada da startup. Ele destaca o trabalho árduo da equipe para chegar ao estágio atual de desenvolvimento e expressa entusiasmo para apresentar o protótipo do Gênesis X-1 ao mercado.
O IFCE e a Vertical Connect firmaram uma parceria significativa no dia 26 de outubro, durante o evento AviationXP Nordeste, realizado no Aeródromo Dias Branco, em Eusébio, na Grande Fortaleza. Foi assinado um memorando de entendimento entre as duas entidades, que prevê a capacitação, formação, desenvolvimento e realização de pesquisas de projetos aeronáuticos.
O IFCE será responsável por desenvolver softwares para as aeronaves e realizar pesquisas para aprimorar os modelos desenvolvidos pela Vertical Connect. A startup fornecerá equipamentos para aulas práticas e apoiará a qualificação do corpo docente.
O ITA, uma renomada instituição de ensino da Força Aérea Brasileira, também está se preparando para participar da realização do Gênesis, no contexto de sua futura unidade em Fortaleza-CE, junto à Base Aérea. Um memorando de cooperação entre ITA, Vertical Connect e IFCE está sendo preparado.
O Gênesis tem várias aplicações. O modelo principal, o G-XI, é equipado com oito motores elétricos e será construído em composto de fibra de carbono aeronáutico, proporcionando baixo peso e alta resistência estrutural.
Fonte: MAIS FM