Sem graça? Nem pensar! Aprenda como turbinar o franguinho de todo dia
Por CompartilharnaRede
Continua após a publicidade..
Getty ImagesFrango assado pode ficar ainda melhor se você monitorar a temperatura do forno
Frango é um prato popular, que pode ser servido de várias maneiras: frito, assado,recheado... Mas não há apetite que aguente um filé ressecado e sem tempero, ou, pior ainda: queimado por cima e cru por dentro.
Continua após a publicidade..
Para dar aquela turbinada no "franguinho" de todo dia, acompanhe as dicas da professora Marcella Lage, do curso de pós-graduação em Cozinha Brasileira do Centro Universitário Senac, em São Paulo. Você vai ver que não tem segredo para transformar o ingrediente em um prato digno de destaque na mesa.
Getty Images
Continua após a publicidade..
Antes de assar
Preparar uma marinada antes de assar o frango garante um sabor todo especial para a carne. Para filés, dez minutos mergulhados na mistura de vinho (ou suco) e ervas já resolvem a questão, já que temperar com muita antecedência pode deixar a carne seca.
"Como se trata de uma carne delicada, devemos pensar em temperos suaves, como vinho branco, suco de laranja e suco de uva verde", diz Marcella, que também recomenda temperos como alho, orégano fresco, sálvia e manjericão.
Se o frango for assado, a marinada pode usada para umedecer a carne enquanto ela estiver no forno. O caldo que restar na assadeira pode ser reduzido e servido como molho para acompanhar a refeição.
Getty Images
Na chapa
Para preparar filés de frango, a panela ou frigideira deve estar quente para formar uma crosta na superfície da carne. Em seguida, espere a cor pegar em metade do filé para virá-lo.
"Evite colocar muitos pedaços na panela para não soltar líquido", diz Marcella. "Caso tenha um pedaço com uma parte mais larga do que a outra, corte para igualar o tamanho do filé, senão uma parte fica suculenta e a outra, seca".
Getty Images
Assado perfeito
E como preparar aquele frango assado de parar o trânsito? Macella explica que não é preciso temperar o frango com muita antecedência: isso faz com que a carne perca líquido e acabe ficando ressecada. Pelo mesmo motivo, não fure a carne para temperar.
"É importante amarrar as asas e coxas de maneira firme. Assim, na hora de servir, o frango já terá uma aparência bonita", diz a professora. Uma ideia é selar a carne antes de assar. Isso pode ser feito em uma frigideira grande ou então com a ajuda do forno. "Em um primeiro momento, coloque o frango em forno a 300ºC. Assim que dourar e formar uma película, baixe a temperatura para 140ºC ou 160ºC para cozinhar o resto da carne".
Outro truque é esperar um pouco antes de servir. "Assim que estiver pronto, retire do forno e espere dez minutos antes de cortar", explica Marcella. "Outra coisa que pode ser feita é colocar cubos pequenos de manteiga em cima do frango assim que ele sair do forno. Com isso, conseguimos mais crocância e umidade para a carne".
Getty Images
Com ou sem pele?
Há quem tire a pele do frango para diminuir o teor de gordura do ingrediente. Para Marcella, isso só é vantagem se não for acrescentado outro óleo na hora do preparo.
"A pele ajuda a manter a umidade e o sabor do frango. O melhor é manter a pele e não colocar outra gordura. Assim ele fica menos calórico e mantém mais sabor. No caso de haver alguém que não possa comer a pele, ela pode ser retirada depois de assada, diz.
Getty Images
Na hora do churrasco
Opção na hora do churrasco de fim de semana, o frango preparado na grelha também demanda alguns truques para não ficar borrachudo.
"Na maioria das vezes, as pessoas colocam o frango em temperatura alta demais. Em um primeiro momento, ele pode ser colocado em fogo quente, mas assim que dourar precisa mudar para um local mais baixo para que a parte interna possa cozinhar ou assar", diz Marcella, que recomenda passar algum tipo de marinada na carne enquanto ela cozinha, para manter a umidade.