Mais antigo jornal em circulação na América Latina, Diario de Pernambuco completa 200 anos

Mais antigo jornal em circulação na América Latina, Diario de Pernambuco completa 200 anos

Mais antigo jornal em circulação na América Latina e em língua portuguesa, o Diario de Pernambuco completa, nesta sexta-feira (7), 200 anos de fundação. Um marco na história.

Com título de Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural do Recife e acervo declarado Patrimônio Cultural Material do Brasil, o jornal é um símbolo de Pernambuco.

Para marcar o bicentenário, o Diario circula nesta sexta com o caderno especial “A gente escreve essa história”. São 32 páginas que mostram como o periódico cobriu e apresentou fatos marcantes de Pernambuco, do Brasil e do mundo.

O especial mostra a evolução urbana do Recife, as transformações políticas e econômicas e fatos importantes que aconteceram, sob o olhar dos jornalistas do Diario, ao longo desses dois séculos. Também conta um pouco da cultura e da tradição esportiva.

A programação dos 200 teve início na segunda (3), com uma solenidade realizada no Teatro de Santa Isabel, no Centro do Recife.

Prestigiado por nomes como a governadora Raquel Lyra, o prefeito do Recife, João Campos, o presidente da Assembleis Legislativa, deputado Álvaro Porto, e pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto, além de outras autoridades civis e militares, o evento reuniu, ainda, empresários e artistas.

Na festa, foi apresentado um documentário especial produzido para marcar os 200 anos, em audiovisual.

O jornal entregou medalhas comemorativas a autoridades e pessoas que, de alguma forma, tiveram importância para a história do jornal.

A festa teve, ainda, apresentação especial do pernambucano Lenine.

Para esta sexta, está programada a abertura da cápsula do tempo, lacrada no centenário do jornal, e o lançamento do livro “Diario de Pernambuco: 200 anos”, escrito por Ennio Benning, com colaboração de Ângelo Castelo Branco, Fernando Barros Correia e Ítalo Rocha Leitão.

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo