Jaboatão recebe curso pioneiro na área de planejamento familiar e reprodutivo

Jaboatão recebe curso pioneiro na área de planejamento familiar e reprodutivo

Jaboatão dos Guararapes é primeiro município de Pernambuco a receber o curso de formação de “Planejamento familiar e reprodutivo, com ênfase na inserção, revisão e retirada do Dispositivo Intrauterino (DIU)” voltado para enfermeiros, na inserção de DIU, na rede de atenção básica. O curso é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão, Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN-PE), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Secretaria Estadual de Saúde e Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco. A aula inaugural do curso aconteceu nesta sexta-feira (03), no auditório da Afya, em Prazeres.

O curso terá participação de 10 enfermeiros da rede municipal de saúde com duração de 70 horas/aula, divididos em aulas teóricas e práticas e vai até o mês de novembro. O curso atende as exigências do COFEN e do COREN-PE. Além da técnica do procedimento de inserção e retirada do DIU, a formação irá trabalhar também a linha de cuidados com a mulher, escuta qualificada e rede de apoio para mulheres do município.

A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, comemorou a ampliação da formação de novos profissionais nesta área. “Mais uma vez, Jaboatão é vanguarda numa estratégia de cuidado com a mulher. Aqui no município, nós focamos no cuidado integral com as mulheres. A ideia dela protagonizar seu desejo ou não de engravidar é importante, daí conseguimos reduzir mortalidade materna por abortamento e gravidez indesejada. Isso é qualidade de vida para as mulheres jaboatonenses”, disse a secretária.

Célia Borges, diretora geral da Escola de governo em Saúde pública de Pernambuco, falou da importância da chegada deste curso em Jaboatão. “Essa nova etapa da formação para profissionais de enfermagem da atenção primária em saúde de Jaboatão dos Guararapes mostra o compromisso com a garantia do direito das mulheres e pessoas com útero, a um atendimento que promova autonomia, empoderamento e acesso qualificado ao planejamento reprodutivo. Além disso, fortalece ainda mais a linha de cuidado, passo fundamental para a consolidação de uma rede resolutiva e integral”, ressaltou a diretora.

Neste ano, a Prefeitura alinhou uma parceria com a faculdade AFYA, realizando treinamento de 19 médicos da Saúde da Família, o que ampliou ampliando o espaço no território para inserção do DIU para as mulheres do Jaboatão. Atualmente, o município possui 22 pontos de inserção do DIU. “Isso amplia o acesso das mulheres a este método contraceptivo de longa duração, de forma segura”, concluiu a secretária Zelma Pessôa.

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo