Conexão Cidadã registra 2.228 atendimentos e fortalece laços entre gestão e comunidade em Jardim Piedade

A manhã desta quinta-feira (30) foi marcada por uma grande mobilização social em Jardim Piedade, onde a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Governo do Estado e entidades locais como o Movimento Pró Criança de Jaboatão, realizou mais uma edição do programa Conexão Cidadã. A ação, que promoveu 2.228 atendimentos, levou cidadania, saúde e diversos serviços aos moradores, reforçando o compromisso da gestão municipal em estar cada vez mais próxima da população. Além de todo o staff da prefeitura, comandado pelo prefeito Mano Medeiros, a gestora do programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros, acompanhou de perto a ação e o Padre Damião Silva esteve presente, abençoando o dia de toda a população.
As ações duraram a manhã inteira. Os jaboatonenses puderam atualizar o CadÚnico, obter orientações sobre IPTU, emitir a nova RG e certidão de nascimento, atualizar o cartão de vacina infantil e adulta, cuidar da saúde bucal, aferir a pressão e glicose, além de receber consultas médicas e jurídicas. Outros serviços como Defesa Civil, Ouvidoria, CRAS, PROCON e Sala do Empreendedor estavam à disposição da população. A estrutura montada no local simboliza o esforço da gestão em levar, de forma prática e humanizada, políticas públicas que melhoram o dia a dia das famílias.
O prefeito Mano Medeiros destacou que o Conexão Cidadã marca uma nova fase da gestão municipal, focada em escuta ativa e cuidado com as pessoas. “Estamos aqui para escutar, para cuidar, para estar perto da população. A presença do padre Damião e o envolvimento de tantas equipes mostram que nossa gestão é de proximidade e compromisso. Agradeço a Deus por nos guiar, à gestora do PPS, Andréa Medeiros, ao padre e a todos os servidores pelo empenho. Servir à comunidade é nossa prioridade e vamos seguir trabalhando com fé e determinação para melhorar a vida de cada jaboatonense”, afirmou o gestor.
A gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros, ressaltou o caráter solidário e humano da iniciativa. “Quero agradecer ao padre Damião, cidadão jaboatonense que abraça este povo com tanto amor, também agradecer ao Pró Criança por esse projeto lindo e com olhar humano que soma às ações da Prefeitura. É com empatia e ajuda mútua que a gente transforma a realidade das pessoas. Cada cidadão que se coloca no lugar do outro é responsável por fazer a diferença”, relatou. Andréa Medeiros também fez um convite a todos os presentes para o encerramento do Outubro Rosa, cuja caminhada acontecerá nesta sexta-feira (31), em Cavaleiro, a partir das 15h. “Vamos juntos, mulheres e homens jaboatonenses, participar da nossa caminhada e lembrar que o cuidado com a saúde é feito diariamente. Mulher, se ame, se cuide todos os dias”, ressaltou.
O padre Damião Silva, pároco da Igreja da Madre de Deus, comunicador da Arquidiocese de Olinda e Recife, e administrador do Movimento Pró Criança, falou sobre a importância de unir fé e ação em prol da comunidade. “Recebemos o Conexão Cidadã de braços abertos, como parte da corrente do bem que movimenta o nosso trabalho. Aqui acolhemos jovens, crianças, adolescentes e famílias inteiras que encontram nos serviços públicos uma oportunidade de dignidade. Agradeço à Arquidiocese de Olinda e Recife, à gestão municipal e a todos que fazem parte dessa parceria que vem fortalecendo as ações do bem em Jaboatão, da praia ao centro”, afirmou.
Entre os beneficiados estava Patrícia Timóteo da Silva, moradora de Jardim Piedade, que levou a família para aproveitar os serviços oferecidos. “Vim resolver algumas pendências e consegui fazer a segunda via do registro, atualizar o CadÚnico e tirar a identidade da minha filha. Também fomos atendidos pelo dentista e pelo clínico geral. Foi tudo maravilhoso, muito bem organizado e perto de casa. Economizei tempo, transporte e ainda saí com tudo resolvido. Espero que aconteça mais vezes”, contou.
Assim como dona Patrícia, outros usuários encontraram resolutividade nas suas necessidades. Foi o caso de Maria Emília, que estava na fila aguardando para dar entrada na segunda via do registro de nascimento. “Eu preciso tirar a nova carteira de identidade, mas tenho que ter o registro. Como o meu extraviou e é necessário para tirar o RG, vim aqui para a fila para dar entrada na nova certidão. Graças a Deus vou conseguir realizar as duas coisas e voltar a ter meus documentos certinhos”, comemorou.
Fernanda Ermelinda é mãe de dois filhos autistas, um de quatro anos e outro de dois anos. Ela foi uma das primeiras a chegar no Conexão Cidadã para dar entrada no novo RG dos filhos e seguir a árdua caminhada para atualização de laudos e acesso a serviços municipais. “Agora estou mais tranquila porque vou conseguir tirar as identidades deles e levá-los para os médicos que eles precisam”, disse.
Com mais de dois mil atendimentos realizados e o envolvimento direto de diversos setores da administração, o Conexão Cidadã se consolida como uma política pública que vai além da entrega de serviços. É uma iniciativa que aproxima a gestão da população, fortalece os vínculos comunitários e reafirma o compromisso da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em construir uma cidade mais justa, humana e solidária.
