
O município de Curral Novo do Piauí sediou, nesta sexta-feira (19) , um encontro formativo sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A atividade marcou a finalização do trabalho de assessoria e monitoramento desenvolvido no município, selecionado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para receber a ação.
Além de profissionais de Curral Novo, o encontro contou também com a participação de representantes dos municípios de Padre Marcos, Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Betânia do Piauí, Marcolândia e Simões.

De acordo com Thamires, agente PNAE, o objetivo foi reunir diferentes atores envolvidos no programa para debater melhorias e atualizações. “Hoje está acontecendo o encontro formativo sobre o PNAE, que já é a finalização do nosso trabalho de assessoria e monitoramento ao município, que foi selecionado pelo FNDE para receber essa assessoria, principalmente por ter uma escola quilombola”, destacou o representante da equipe.

O formativo contou com a participação de nutricionistas, gestores e membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), além dos representantes de cidades vizinhas convidados para acompanhar a programação.
“A gente tem atividades com nutricionistas, com gestores, com o Conselho de Alimentação Escolar, e finaliza convidando os municípios vizinhos para esse encontro formativo, onde a gente está falando sobre as atualizações do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, explicou.

Thamires ressaltou ainda a importância da política pública para o desenvolvimento educacional. “O maior objetivo e a importância é promover a alimentação saudável nas escolas da rede pública. É de grande importância porque a alimentação na escola é essencial para melhorar o aprendizado das crianças.” Ao final, ela deixou uma mensagem de incentivo aos profissionais e gestores envolvidos no programa. “Que busquem cada vez mais aprimorar o Programa Nacional, que todos os atores procurem cumprir suas obrigações e funções, para que o programa funcione de forma mais eficiente. Os maiores beneficiados são os alunos, que são os usuários.”
