Vazão do abastecimento de água de Ipubi é duplicada após operação policial

Vazão do abastecimento de água de Ipubi é duplicada após operação policial

A Compesa está realizando uma nova operação de combate aos furtos de água no Sertão do Araripe, com foco, dessa vez, no trecho da Adutora do Oeste, que abastece os moradores de Ipubi. No primeiro dia da ação foi possível recuperar 10 litros de água por segundo que estavam sendo desviados de Ipubi, aumentando a vazão atual de 10,1 litros por segundo para 20,1 litros por segundo. Fiscais da Compesa e policiais militares encontraram as ligações clandestinas após percorrerem 3 km de adutora, de um trecho de 12 km de extensão.

Ipubi já tem um calendário rigoroso de abastecimento, que é agravado devido à incidência do furto de água. Antes da operação a cidade tinha rodízio de quatro dias com água para 45 dias sem. Diante desse quadro, a Compesa pediu ajuda das polícias Civil e Militar e iniciou a ação nessa quinta-feira, 2, com expectativa de melhorar o abastecimento na cidade. Com o resultado satisfatório do primeiro dia, a estatal já estuda ampliar os dias de abastecimento, reduzindo o rodízio.

De acordo com a Compesa, combater o furto de água para melhorar o fornecimento nas cidades tem sido uma meta. Nesse sentido, a companhia vem realizando operações com frequência, combatendo irregularidades que causam prejuízo não só à Compesa, mas principalmente à população que tem o abastecimento prejudicado. A concessionária lembra que desviar água é crime, passível de punição.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo