VAQUEIRO | 50 ANOS DA LIDA COM O GADO NO SERTÃO | CONHEÇA A HISTÓRIA DO VQUEIRO ALCIDES
Por CompartilharnaRede
O vaqueiro Alcides Jusino de Sá Vasconcelos, de 65 anos, acorda cedo todos os dias para cuidar do seu rebanho. Ele mora na barra do Mulungu, a 12 quilômetros da zona urbana de Salgueiro, no sertão central de Pernambuco. Ele vive em uma região que sofre com a seca, com a escassez de água e com a falta de infraestrutura. Ele não teve a oportunidade de estudar na escola e se arrepende de não ter se dedicado aos livros. Ele enfrenta dificuldades para plantar e para criar os seus animais, que dependem da água para sobreviver.
Mas ele não perde a esperança. Ele tem fé em Deus e confia que um dia os governantes vão levar água para o homem do campo. Ele se alegra com a ampliação da barragem da mangueira, que faz parte do projeto da transposição do Rio São Francisco, e que hoje é um dos reservatórios do canal da transposição no sertão central. Ele sonha com o dia em que vai poder irrigar a sua lavoura e dar de beber ao seus animais sem ter que carregar latas de água nas costas.
Ele é um homem forte, que ama o seu trabalho, a sua família e o seu lugar. Ele é um homem sábio, que sabe contar histórias e dar conselhos. Ele é um homem resistente, que não se deixa abater pelas adversidades e que não desiste dos seus ideais.
Eu, Ary Vasconcelos, repórter e documentarista, tive o prazer de conversar com esse vaqueiro e de registrar a sua história em um documentário. Eu fiquei impressionado com a sua simplicidade, a sua generosidade e a sua alegria. Eu aprendi muito com ele sobre a vida, o sertão e o Brasil. Eu convido você a assistir ao meu documentário e a se emocionar com essa história de luta, de fé e de amor.
Acesse o nosso Canal Sertão no Youtube e nossa Página no Facebook.