Setor de serviços cresce 2,2% em outubro e alcança novo recorde, diz IBGE

Setor de serviços cresce 2,2% em outubro e alcança novo recorde, diz IBGE

O setor de serviços prestados no Brasil avançou 2,2% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostram dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A alta coloca o setor no maior patamar da série histórica da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), apurada desde 2012.

Volume de serviços cresce 2,2% na comparação anual. O resultado corresponde à 19ª alta consecutiva na comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado deste ano, o setor responsável por cerca de 70% da economia nacional acumula alta de 2,8%.

Avanço foi acompanhado por quatro das cinco atividades. Entre os setores, o de informação e comunicação (5,7%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,3%) e de outros serviços (4%) exerceram os principais impactos para o crescimento que alcançou 50% dos 166 tipos de serviços investigados.

Setor renova recorde e amplia a distância para o nível pré-pandemia. A trajetória positiva coloca o segmento no mais alto nível da série história. Com isso, a atividade figura 20,1% acima do apurado em fevereiro de 2020, último mês sem os efeitos da Covid-19 sobre a economia nacional.

Serviços crescem 0,3% na comparação com setembro. Na análise mensal, o segmento registrou o nono resultado positivo seguido, com alta de 3,7% no período. A sequência supera o período de oito meses com resultados positivos compreendido entre fevereiro e setembro de 2022, quando houve crescimento acumulado de 5,6%.

Transporte aéreo e o rodoviário de cargas são protagonistas. Rodrigo Lobo, gerente da PMS, explica que o setor aéreo tem crescido por conta do maior número de passageiros transportados. “O aumento das receitas das empresas de transporte rodoviário de cargas cresce, em grande medida, por conta dos fretes realizados para o escoamento da produção agrícola, que terá safra recorde neste ano, e de entregas oriundas do comércio eletrônico”, explica ele.

Serviços ligados ao transporte de passageiros cresceram pelo terceiro mês seguido. A alta de 2,3% registrada na comparação com setembro mantém o desempenho positivo da atividade. Nos últimos três meses, o segmento acumula ganho de 3,2% e aparece 13,1% acima do nível pré-pandemia. Em relação ao ponto mais alto da série, observado em fevereiro de 2014, o patamar ainda é 13% inferior.

Fonte: UOL

Juliana Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo