Sem pânico: o que fazer quando os bebês machucam a boca?
Por CompartilharnaRede
Principalmente quando estão aprendendo a caminhar, bebês caem muito. Com a queda, vêm o susto, o choro e o nervosismo dos pais. A odontopediatra Márcia Vasconcelos, professora da Universidade Federal de Pernambuco, explica que manter a calma é fundamental para ajudar os pequenos.
Em casos de lesões graves é importante buscar ajuda médica. Se o bebê perder um dente, por exemplo, o sucesso da recolocação vai depender dos primeiros 20 ou 30 minutos. Logo, a eficiência dos pais é fundamental.
O adulto deve segurar o dente pela coroa, o mais longe possível da raiz, e lavar com soro fisiológico. Se não tiver o produto em casa, Márcia orienta para que se use água mineral ou filtrada, o importante é que seja o mais limpa possível. Depois de limpo, o dente deve ser introduzido na sua cavidade novamente. É importante ficar segurando até chegar ao dentista.
No entanto, a odontopediatra explica que muitos pais não conseguem realizar o procedimento. “Os pais e as mães ficam tão assustados quanto a criança. Muitos não têm coragem de colocar o dente no lugar novamente.” Nestes casos, a recomendação é que o dente seja lavado e transportado em um recipiente com soro fisiológico, leite ou saliva da criança.
Se o dente não cair, é importante observar com atenção, ver se ele sofreu deslocamento ou ficou flexível. Se houver problema, ou se os pais não estiverem seguros em relação aos danos, a visita ao dentista também é recomendada.
Gelo
Cortes na boca também merecem atenção especial. Lesões simples costumam cicatrizar em dois ou três minutos. Passado esse tempo, se continuar sangrando, pode ser necessário suturar o corte.
Outra dica da dentista é colocar gelo logo após a pancada. Além de aliviar a dor, também diminui a formação de hematomas e tem ação anti-inflamatória. Márcia é enfática: o único tratamento que os pais devem fazer é o gelo, nada de colocar outros produtos. “Os pais ficam nervosos, não têm condições de avaliar a gravidade das lesões, nem de saber o tratamento adequado. Qualquer tratamento precisa ser prescrito por um médico.”
Lesões internas também não podem ser desculpa para não escovar os dentes. Pelo contrário, necessitam de cuidados maiores com a higiene. Se a lesão for na gengiva, ou próxima de algum dente, e a escovação incomodar, Márcia sugere que os pais limpem os dentes da região com uma gaze, cuidando para remover completamente o tártaro. Fonte:MSN