Recife se consolida como a capital brasileira com maior concentração de estudantes em Tecnologia da Informação

Capital pernambucana supera em quase 50% o segundo lugar do ranking nacional e alcança 717,8 estudantes de TI por 100 mil habitantes em 2024, resultado impulsionado por políticas públicas, por programas de inclusão como o Embarque Digital e pelo Porto Digital

Com crescimento recorde, Recife lidera formação em tecnologia no país. Em 2024, a cidade alcançou a marca histórica de 717,8 alunos de cursos superiores em TI por 100 mil habitantes, superando em quase 50% Brasília (488,7), que ocupa o segundo lugar no ranking nacional. Em 2023, mantendo ainda quase o dobro do resultado do 2⁰ colocado, Recife contabilizou 658 alunos por 100 mil habitantes, de acordo com o Censo da Educação Superior (Inep). Estes números consolidam uma trajetória de crescimento consistente: é o 7⁰ ano consecutivo de liderança nacional e um nítido descolamento dos resultados nos últimos quatro anos em relação às demais capitais.

“Quando juntamos esse resultado com o fato de que as três maiores notas de corte dos últimos três anos de um dos vestibulares mais concorridos do País, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), são dos três cursos de tecnologia do Centro de Informática, acima de cursos tradicionais como Medicina e Direito, fica claro que não é só um destaque em termos quantitativos, mas de qualidade na formação profissional dos nossos alunos”, detalha o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Município, Rafael Cunha.

O avanço reforça ainda o impacto das políticas públicas municipais e do fortalecimento do ecossistema de inovação da cidade, tendo o Programa Embarque Digital como peça-chave nesse processo. Pois um outro resultado que se destacou é o de formados em tecnologia nos últimos dois anos, em que Recife saiu do número de 728 em 2022 concluintes nos cursos de tecnologia para 1.427 em 2024. A Capital praticamente dobrou o número nos últimos dois anos.

“Esse resultado comprova que a combinação entre políticas públicas bem estruturadas, investimento em educação de qualidade e um ecossistema de inovação maduro gera impactos concretos. Recife mostra que é possível formar talentos em larga escala, com inclusão e excelência. É esse modelo que tem colocado a cidade na vanguarda da formação em tecnologia no Brasil e o Porto Digital tem orgulho de ser parte desse movimento transformador”, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, destaca: “A Prefeitura do Recife tem desempenhado papel central nesse resultado por meio de iniciativas como o Embarque Digital, programa 100% custeado pela Prefeitura e realizado em parceria com o Porto Digital. A ação democratiza o acesso à formação tecnológica e já se consolidou como um dos principais vetores de inclusão e capacitação em TI, com taxas de evasão mais baixas do que a média nacional e maior participação de mulheres e pessoas negras na área”.

E acrescenta: “Esse resultado é fruto de uma estratégia que coloca as pessoas no centro da gestão pública. Ao investir em políticas públicas voltadas para educação, formação profissional e inovação, estamos não apenas formando profissionais, mas criando oportunidades que transformam vidas e consolidam Recife como referência nacional em tecnologia e educação.”

Com uma base cada vez mais robusta de profissionais qualificados, e apoiada por um dos maiores parques tecnológicos da América Latina, Recife segue atraindo investimentos nacionais e internacionais, confirmando-se como um dos mais dinâmicos polos de inovação do país.

Foto: Dondinho/Prefeitura do Recife

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo