Primeiro ano de alistamento feminino contou com mais de 30 mil mulheres inscritas no serviço militar
Por CompartilharnaRede
Terminou nessa segunda-feira (30), o prazo para o alistamento para o serviço militar no Brasil. Este ano as mulheres puderam se alistar voluntariamente e o Ministério da Defesa informou que 33.721 se inscreveram.
A maioria das mulheres inscritas está concentrada no Rio de Janeiro - 8.102. Na Bahia, esse número chegou a 2.029. Elas vão concorrer a 1.465 vagas ofertadas pelas Forças Armadas, sendo 155 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica.
As próximas etapas do processo agora serão seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. Quem passar por essas fazes será incorporada no 1º ou 2º semestre de 2026 (de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto).
A graduação será de soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha. Essa é a etapa limite em que as militares ainda podem manifestar o desejo pela desistência.As vagas estão distribuídas em 28 municípios com unidades militares das três Forças, de 13 estados.
Entre homens e mulheres foram inscritos 1 milhão de jovens no processo de alistamento militar. Para os jovens do sexo masculino o alistamento é obrigatório. Quem perdeu o prazo deve procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima para regularizar a situação. Será cobrada uma multa pelo alistamento fora do prazo.
