Prefeitura de Salgueiro alerta sobre os riscos do consumo de bebidas adulteradas

Diante dos casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol no Brasil, a Prefeitura de Salgueiro, por meio da Vigilância Sanitária e do Procon, divulgou um alerta hoje sobre os riscos do consumo de bebidas adulteradas.
A postagem tem orientações para os consumidores e fornecedores, além de dicas sobre como identificar sinas de falsificação, os sintomas da intoxicação por metanol e o que fazer em caso de suspeita.
Recomendações
Aos consumidores, o governo recomenda que comprem de fornecedores idôneos, com CNPJ ativo; exijam e guardem a nota fiscal; desconfiem de preços muito abaixo do mercado e nunca adquiram de vendedores informais. Os estabelecimentos comerciais devem conferir a nota fiscal, rótulos e lotes na entrega; guardar comprovantes e registros; e armazenar as bebidas em local adequado e seguro.
Se houver suspeita de intoxicação, é recomendável procurar atendimento médico imediatamente, que deve notificar a Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Procon e demais órgãos. O comércio que forneceu a bebida precisa interromper a venda de imediato, isolar o lote e preservar as evidências.
Sintomas
Os principais sintomas de envenenamento por metanol são: náuseas, vômito e dor de cabeça forte; visão turva ou cegueira temporária; tontura, fraqueza e confusão mental; e em casos mais graves, coma ou morte.
Da redação do Blog do Chico Gomes
