Prefeitura de Petrolina estabelece novo fluxo para ampliar atendimentos no Centro de Parto Normal
Por CompartilharnaRede
Com o objetivo de otimizar os serviços prestados no Centro de Parto Normal (CPN), a Prefeitura de Petrolina passa a adotar um novo fluxo de atendimento com a proposta de otimizar o acolhimento das gestantes e garantir mais segurança e eficiência no processo de parto. A mudança visa atender um número maior de gestantes com perfil adequado para o parto natural, assegurando que tanto a mãe quanto o bebê estejam em condições ideais de saúde. O novo modelo estabelece que o local passa a ser porta de entrada para o Hospital Dom Malan, especializado em partos de média e alta complexidade.
A partir de agora, todas as gestantes de Petrolina que não tenham complicações na gravidez, deverão passar pelo Centro de Parto Normal. A unidade será responsável pela triagem e, caso haja necessidade de um atendimento especializado ou de maior complexidade, a gestante será direcionada ao Hospital Dom Malan. Esse fluxo de atendimento busca centralizar o processo de acompanhamento, oferecendo um cuidado mais estruturado e garantindo que as gestantes sejam atendidas de forma mais ágil e segura.

A decisão de implementar essa alteração foi tomada em conjunto após uma visita técnica realizada pelos representantes da Hospital Dom Malan ao Centro de Parto. Durante a visita, foram discutidas estratégias para aprimorar o atendimento e integrar os serviços prestados nas duas unidades para melhorar a qualidade dos serviços prestados às gestantes e reduzir o risco de complicações durante o parto.
O novo fluxo de atendimento também visa aliviar o Hospital Dom Malan, permitindo que a unidade estadual se concentre em partos de maior risco e em situações que exijam cuidados mais complexos. O Centro de Parto Normal é um serviço de atendimento para as gestantes de Petrolina, que trabalha com um atendimento humanizado, eficiente e focado nas necessidades de cada uma, ofertando assistência e privacidade nos leitos.
Essa mudança reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde pública e a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Além disso, o novo fluxo de atendimento representa um avanço significativo na organização do sistema de saúde da cidade, oferecendo maior segurança tanto para as gestantes quanto para os profissionais envolvidos no processo de parto.
Texto: Débora Sousa – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde
Fotos: Deivid Menezes
Imagens
