PF deflagra segunda fase de operação contra grupo especializado em tráfico interestadual com base em Salgueiro

PF deflagra segunda fase de operação contra grupo especializado em tráfico interestadual com base em Salgueiro

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 27, a Operação Ostentação – Fase II, destinada a desarticular organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas. Estão sendo cumpridos 8 mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Salgueiro-PE. As diligências ocorrem simultaneamente nos municípios pernambucanos de Salgueiro, Petrolina e Olinda, além de Santo André-SP.

As investigações tiveram início em 2023, após levantamentos indicarem a existência de um grupo criminoso estruturado para transportar entorpecentes de São Paulo para os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará. O núcleo operacional da organização estava sediado em Salgueiro.

Em 2/4/2025, a Polícia Federal deflagrou a primeira fase da Operação Ostentação, quando foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva em endereços localizados em Salgueiro-PE, Araripina-PE, Petrolina-PE, São Paulo-SP e Santo André-SP. Na ocasião, foi apreendido vasto material probatório que permitiu identificar novos integrantes e detalhar o funcionamento da organização criminosa.

O esquema desarticulado demonstrou uma divisão estruturada de tarefas, envolvendo fornecedores, transportadores, responsáveis por armazenagem, utilização de logomarca própria para sinalizar drogas e um sistema sofisticado de lavagem de dinheiro, principalmente por meio da compra e venda de veículos. Também foram apreendidas armas de fogo, tema recorrente nas comunicações entre os investigados, que compartilhavam fotos e valores.

A segunda fase da operação visa interromper a atividade criminosa, coletar novos elementos de prova e reduzir a capacidade de aliciamento do grupo. Os investigados poderão responder pelos crimes de Tráfico de Drogas, Lavagem de Dinheiro, Organização Criminosa, Associação para o Tráfico, Descaminho e Posse ou Porte Ilegal de Arma de Fogo.

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo