PE na Estrada impulsiona turismo em PernambucoRequalificação da malha viária pernambucana tem contribuído para melhoria do acesso a destinos nacionais

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), vem ampliando as obras de requalificação da malha viária por meio do programa PE na Estrada. A iniciativa tem garantido mais segurança e conforto para motoristas e passageiros, além de facilitar o acesso a importantes polos turísticos do Estado.

O impacto já pode ser medido nos números. Segundo a Empresa de Turismo de Pernambuco, Empetur, Porto de Galinhas registrou aumento de 30,6% no fluxo turístico no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2023, enquanto Fernando de Noronha cresceu 28,3%. No total, Pernambuco avançou 6,5% no período.

No Litoral Sul, por exemplo, a APE-009, que dá acesso às praias de Muro Alto, em Ipojuca, e Barra de Sirinhaém, em Sirinhaém, já foi concluída. Outras intervenções estão em andamento, como a PE-051, que leva à praia de Serrambi, também em Ipojuca, e a PE-060, responsável por ligar visitantes a destinos como Porto de Galinhas, Tamandaré e São José da Coroa Grande. No Litoral Norte, obras estão em andamento na PE-001, que leva ao Forte Orange, em Itamaracá, na PE-014, que dá acesso à Coroa do Avião, em Igarassu, e na PE-035, caminho para a praia do Pilar, também em Itamaracá.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, André Teixeira Filho, reforçou que a requalificação das estradas é determinante para esse resultado. “Cada quilômetro de rodovia recuperada representa não apenas mais segurança viária, mas também mais visitantes chegando aos destinos turísticos. Esse trabalho fortalece o turismo, impulsiona o comércio e amplia o desenvolvimento regional”, afirmou ele.

O PE na Estrada é o maior programa de recuperação da malha viária na história de Pernambuco. Ao todo, 3,5 mil quilômetros vão passar por requalificação, com o investimento de R$ 5.1 bilhões até o final de 2026.

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo