Papa Francisco tinha salário? Entenda como funciona o sustento do chefe da Igreja Católica
Por CompartilharnaRede
A morte do Papa Francisco se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais desde segunda-feira (21). Além da dúvida sobre quem deverá suceder o líder religioso da Igreja Católica, dúvidas mais simples começaram a surgir entre os internautas, como, por exemplo, o salário do pontífice.
No documentário "Amém: Perguntando ao Papa", lançado em 2023, Francisco respondeu ao questionamento dos fiéis e abriu o jogo sobre como funciona o seu sustento e o que costumava fazer para ter acesso a bens de necessidade básica.
Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou algo assim, eu peço. Não tenho um salário, mas não me preocupo com isso, pois sei que serei alimentado de graça", brincou o Papa Francisco.
A prática tem relação com o chamado 'Voto de Pobreza', que é adotado pelo líder religioso ao entrar para a Companhia de Jesus. Vale destacar que um pontífice nunca recebeu um valor regular, como destacou o Vaticano em 2001 em meio a especulações sobre um possível pagamento para João Paulo II.
Moradia e alimentação são custeadas totalmente por parte da Santa Sé, em prol do chefe dos católicos. No entanto, o papa precisa gerir um fundo para apoiar ações e instituições de caridade pelo mundo.
