O mistério do carro híbrido que consegue rodar mais de 1000 km com um tanque só

Por CompartilharnaRede
24 de Maio de 2025
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Você já deve ter visto anúncios de carros que prometem rodar mais de 1.000 km — ou até 1.450 km — com apenas um tanque de combustível. Mas como os modelos híbridos atuais conseguem alcançar números tão impressionantes de autonomia? A resposta está na combinação de tecnologia, eficiência energética e baterias cada vez maiores.

O segredo está na tecnologia híbrida

O principal fator que permite esses recordes de autonomia é a tecnologia híbrida — especialmente nos modelos híbridos plenos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV). Nesses veículos, o motor elétrico trabalha junto com o motor a combustão para aumentar a eficiência e reduzir o consumo de combustível.

Nos carros convencionais, o motor a combustão está diretamente ligado à transmissão e, consequentemente, à rotação das rodas. Isso faz com que o motor trabalhe em diferentes faixas de rotação, nem sempre na mais eficiente, o que resulta em desperdício de combustível. A eficiência térmica máxima de um motor a combustão raramente é atingida no uso real, pois o motor está sempre variando entre rotações baixas e altas.

Com a chegada dos híbridos, o motor elétrico passou a auxiliar o movido a combustão, principalmente em baixas velocidades, reduzindo o consumo. Nos híbridos mais modernos, o motor elétrico pode até assumir a maior parte do trabalho, enquanto o motor a combustão funciona como gerador, operando em uma rotação constante e altamente eficiente, o que reduz ainda mais o gasto de combustível.

Baterias maiores e motores mais eficientes

Além da eletrificação, os veículos movidos a combustão também evoluíram. Hoje, contam com materiais mais leves, sistemas de refrigeração mais eficientes, injeção de combustível aprimorada e tecnologias que otimizam a queima do combustível. Não é raro encontrar motores que fazem 13, 14 ou até 15 km/litro.

Outro ponto importante é o aumento da capacidade das baterias. Nos híbridos plug-in (PHEV), por exemplo, é possível rodar longos trechos apenas no modo elétrico, sem consumir uma gota de combustível. Depois, o motor a combustão entra em ação, garantindo ainda mais autonomia.

Márcio Severine, diretor da Mobilitas Tecnologia e Energia e membro da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), explica: “Para um carro rodar 1.000 km, ele precisa ser extremamente eficiente, combinar uma bateria de alta capacidade e um tanque de combustível generoso”. Ele exemplifica: um carro com bateria para 120 km no modo elétrico e autonomia de 880 km a combustão (com tanque de 55 litros e consumo médio de 16 km/l) chega facilmente à marca de 1.000 km.

Outros fatores que fazem a diferença

A autonomia elevada dos híbridos também é resultado de outras tecnologias, como:

- Sistema de regeneração de energia: recarrega a bateria durante frenagens e desacelerações, aumentando a eficiência;

- Gestão inteligente de consumo: o veículo alterna automaticamente entre motor elétrico e a combustão para otimizar o uso de energia;

- Carregamento externo (nos PHEV): permite rodar longos trechos sem gastar combustível, apenas com energia elétrica.

 

- Combinando todas essas inovações, os híbridos modernos conseguem alcançar autonomias que, até pouco tempo atrás, pareciam impossíveis. O resultado é mais economia, menos emissões e uma nova referência em eficiência para o mercado automotivo.

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