MÉRITO DE RAQUEL

Hoje, a governadora Raquel Lyra (PSD) fincará sua gestão no Grande Recife com uma obra que passará a ser um marco para Pernambuco e que também pode contribuir muito para seu projeto da reeleição. A ordem de serviço do trecho sul do Arco Metropolitano está marcado para as 10h30, em Moreno, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho. Essa obra foi uma promessa das gestões do PSB, quando a Fiat se instalou em Goiana, na Mata Norte do Estado. Passados mais de 10 anos, enfim, é no governo de Raquel Lyra que começa a virar realidade. O projeto prevê ligar o Complexo Portuário de Suape a Goiana e, assim, melhorar o fluxo de veículos, principalmente, os de carga. A obra já poderia ter iniciado antes? Se ouve falar que sim, pois o Estado teria recursos para isso. Mas também se ouve que os trâmites legais causaram a demora na atual gestão. De qualquer modo o trecho sul foi menos difícil para destravar, enquanto o trecho norte ainda enfrenta muita resistência por parte dos ambietalistas. Contudo não resta dúvida de que a construção do trecho sul tornará inevitável que a outra etapa também seja feita. Nessa etapa inicial, o investimento é em torno de R$ 600 milhões para ligar a BR-232 (Moreno) à BR-101 Sul (Cabo de SantoAgostinho). Recentemente ao falar sobre a importância do Arco Metropolitano, a governadora disse que será “um legado tão importante quanto foi a duplicação da BR-232 entre Recife e São Caetano”. O ex-governador Jarbas Vasconcelos ficou com essa marca. A obra do Arco será mérito de Raquel.
Ato contra dosimetria
Às 14 deste domingo acontecerá uma manifestação, no Recife, contra a redução das penas dos condenados por participar da trama golpista. O projeto foi aprovado na Câmara Federal, está tramitando no Senado e há risco de voltar a ser pela anistia. O presidente Lula (PL) já sinalizou que pode vetar. O ato será na Rua da Aurora.
Serão cassados?
Os deputados federais Glauber Braga (Psol) e Carla Zambelli (PL) escaparam da cassação por falta de votos no plenário. Na próxima semana, os pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro (PL) Alexandre Ramagem (PL) serão pautados. Fica a expectativa quanto aos resultados.
Combate às fake news
Na posse do desembargador Fernando Cerqueira como presidente do TRE, dois pontos foram colocados: a confiabilidade nas urnas eletrônicas e o combate às notícias falsas. Com as redes sociais em alta, Cerqueira disse que a tecnologia deve ser usada para garantir a verdade.
Tentativa de acordo
O estica e puxa entre Assembleia Legislativa e Governo continua na busca por acordo para votar os projetos em tramitação. Uma das propostas é aumentar de forma gradual o valor das emendas parlamentares para 1,55% da RCL entre 2027 e 2029. Os deputados já queriam esse valor a partir de 2027. O Governo propôs o reajuste de 1,2% até 2028.
