Menina americana faz amizade com corvos e ganha presentes dos pássaros
Por CompartilharnaRede
Acidentes
Diariamente
Vínculo
Depois da esperiência de Gabi, muitos devem estar se perguntando como conseguiriam uma amizade como esta com um bando de corvos. "Se você quiser formar um vínculo com um corvo, seja constante nas recompensas para ele", disse John Marzluff, professor de ciências da vida selvagem na Universidade de Washington, que também é especialista em aves, principalmente corvos. Marzluff também afirmou que amendoins são a melhor oferta para estas aves. Aves já se acostumaram a ir até o bebedouro no quintal da casa da família.
"Alguns amendoins na casca. É um alimento energético... e faz barulho quando você joga no chão, então, eles ouvem e rapidamente se habituam com a sua rotina", disse. Marzluff e um colega, Mark Miller, fizeram um estudo sobre corvos e as pessoas que alimentam estas aves. Eles descobriram que corvos e humanos podem ter um relacionamento muito pessoal. "Definitivamente, há uma comunicação bilateral ocorrendo ali. Eles entendem os sinais uns dos outros." As aves se comunicam pela forma de voar, pela proximidade com que andam e onde pousam. Os humanos aprendem esta linguagem, e os corvos aprendem os padrões de alimentação e a postura dos humanos. Eles começam a se conhecer e a confiar uns nos outros e, algumas vezes, um corvo deixa um presente. Mas estes presentes não são garantidos. "Eu não posso afirmar que eles sempre vão fazer isso, mas já vi muitas coisas que os corvos trouxeram para as pessoas", disse o estudioso. O professor também alerta que nem sempre os presentes serão pequenos objetos brilhantes. Às vezes as aves vão trazer presentes que "dariam para um parceiro", como se estivessem cortejando. "Para algumas pessoas, os presentes são filhotes mortos de outras aves", afirmou.
Câmeras
Gabi já recebeu alguns presentes diferentes. A mãe teve que jogar fora uma pata de caranguejo que estava apodrecendo. A menina também já recebeu um parafuso enferrujado que ela embalou e rotulou como seu "terceiro presente favorito", pois, para ela, o corvo poderia estar tentando "construir uma casa". Lisa (esq.) registra as atividades dos corvos em fotos e vídeos.
A mãe, Lisa, fotografa os corvos e registra o comportamento das aves. O presente mais incrível deixado por eles chegou há algumas semanas, quando Lisa perdeu uma tampa de uma lente da câmera em uma rua próxima e encontrou tempos depois no bebedouro das aves. Para ter certeza de que um corvo tinha devolvido, Lisa filmou o quintal e assistiu ao vídeo pelo computador. O corvo estava nas imagens. "Você pode vê-lo trazendo a tampa para o quintal. Indo até o bebedouro e até mesmo passando um tempo enxaguando a tampa da lente." "Tenho certeza de que foi intencional. Eles nos observam o tempo todo. Tenho certeza que eles sabiam que eu deixei cair. Sei que eles decidiram que queriam devolver", acrescentou. Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese Compartilhar