João termina bem, mas Raquel vem crescendo

João termina bem, mas Raquel vem crescendo

Com a divulgação feita ontem pelo Paraná Pesquisas do último levantamento do ano de 2025, deu para animar todo mundo. A pesquisa que foi realizada no início desta quinzena, mostra que João Campos (PSB), venceria a governadora Raquel Lyra (PSD) ainda no primeiro turno. No entanto, a disputa está de pé e promete ser animada.

Raquel chegou a casa dos 30% (não apenas no Paraná Pesquisas, mas em todos os Institutos sérios – em alguns deles, chega a 35%), e a aprovação de seu gestão pelos pernambucanos também melhorou. Logo, apesar da vantagem de João Campos neste momento quando faltam dez meses para a eleição, o crescimento de Raquel prova que ela ainda está ( e bem) no jogo.

Some-se a isso a aprovação de sua gestão que começou em 2025 com 40% e encerra o ano com cerca de 55% de aprovação. Isso de acordo com a Paraná Pesquisas.

Pesa a favor de João Campos o fato de que sua pré-campanha é ainda muito tímida. Para se ter ideia de quanto o socialista está evitando entrar no jogo do corpo a corpo, ele não chegou a visitar nem quinze municípios neste ano. Algo que mudará a partir de agora quando estaremos no ano eleitoral.

Diminuição

A governadora Raquel Lyra conseguiu diminuir e muito a vantagem que o prefeito recifense vem colocando nas pesquisas. Da primeira pesquisa de 2025 para esta última, a vantagem que chegou a ser de 39%, passou a ser de 22%.

Muitas interrogações

Com relação a disputa política de 2026, o ano pré-eleitoral termina com muito mais interrogações do que fatos concretos ou pelo menos previsibilidade. Ainda não dá, por exemplo, para vislumbrar o cenário da corrida para o Senado, tendo em vista tantas pendências.

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo