
No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Prefeitura amplia ações voltadas às PCDs, crianças atípicas e famílias neurodivergentes, fortalecendo políticas públicas de acolhimento e acessibilidade
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes reafirma o compromisso do município com a inclusão, a igualdade de oportunidades e a garantia de direitos. No último domingo (21) foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o prefeito Mano Medeiros destaca que a inclusão das pessoas com deficiência é parte essencial da sua gestão. “Nosso compromisso é cuidar de todos. Trabalhamos para oferecer mais qualidade de vida e assegurar que cada cidadão tenha acesso às mesmas oportunidades”, afirmou.
A partir da criação da diretoria voltada para a pessoa com deficiência, o trabalho tem sido guiado pela construção de políticas públicas capazes de ampliar o acesso, reduzir barreiras e fortalecer a rede de apoio às famílias atípicas. Em 2025, essas ações estão organizadas em três grandes eixos: políticas públicas inclusivas; acessibilidade e lazer; e apoio psicossocial às famílias atípicas. A estratégia tem permitido consolidar iniciativas que impactam diretamente a vida das pessoas com deficiência, oferecendo suporte, acolhimento e novas oportunidades.
Andrea Medeiros, coordenadora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) e primeira-dama do município, é responsável pela articulação entre diferentes secretarias para ampliar o acesso às PCDs, crianças atípicas e neurodivergentes. “Avançamos muito no acolhimento às famílias e na oferta de serviços. Esse é um trabalho contínuo de escuta e construção coletiva”, ressaltou Andrea.
O município tem avançado no fortalecimento do Conselho Municipal da Defesa da Pessoa com Deficiência (CDJG), espaço fundamental de diálogo entre sociedade civil e governo. Também merece destaque a implementação e ampliação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que garante visibilidade e acesso a direitos, além da realização de eventos que marcam datas simbólicas, como o Dia Internacional da Síndrome de Down, a Semana Municipal de Conscientização do Autismo e a Semana da Pessoa com Deficiência.
Outras iniciativas vêm reforçando o caráter inclusivo da gestão, como o projeto Lazer sem Barreiras, que promove momentos de convivência entre crianças e adolescentes com e sem deficiência; o serviço Comunica Libras, que assegura acessibilidade comunicacional à comunidade surda; e programas voltados ao fortalecimento das mães atípicas, a exemplo do Laços Azuis e do curso De Mães para Mães: Dialogando sobre o Autismo.
Ao celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes reafirma que a inclusão deve estar presente em todas as esferas da sociedade. Em Jaboatão, a gestão municipal segue empenhada em construir uma cidade mais justa, acessível e humana, onde cada pessoa possa exercer plenamente sua cidadania e viver com dignidade.
Foto: Edilson Júnior PMJG