FIFA cria regra especial para evitar confronto antecipado entre Espanha e Argentina na Copa do Mundo

FIFA cria regra especial para evitar confronto antecipado entre Espanha e Argentina na Copa do Mundo Fotos: Reprodução / Instagram
A FIFA detalhou, nesta terça-feira, 25 de novembro, o procedimento do sorteio da Copa do Mundo de 2026 e destacou medidas específicas para organizar a distribuição das seleções mais bem colocadas no ranking.
A cerimônia ocorrerá em 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos, e definirá a formação dos 12 grupos do Mundial, que reunirá 48 equipes pela primeira vez.
Os três países-sede, Canadá, México e Estados Unidos, estão no Pote 1 ao lado das nove seleções mais bem posicionadas no ranking da entidade, incluindo Espanha e Argentina. A FIFA também confirmou que divulgará, em 6 de dezembro, a tabela atualizada da fase de grupos, com locais e horários de cada partida.
A principal medida anunciada pela entidade envolve a forma como Espanha e Argentina entrarão no sorteio. Como líderes do ranking, as duas seleções serão posicionadas em grupos com trajetórias opostas.
A FIFA adotará esse critério para evitar que elas se encontrem antes de uma possível final, caso ambas avancem como líderes de seus grupos. França e Inglaterra, que ocupam a terceira e a quarta colocação no ranking, também seguirão o mesmo procedimento, mas a atenção recai especialmente sobre os atuais campeões mundiais e sobre a seleção que ocupa a liderança da lista.
A decisão busca equilibrar o torneio e organizar o chaveamento de forma que as equipes mais bem avaliadas tenham caminhos distintos durante o campeonato. A medida acontece em um Mundial que terá formato ampliado e exigirá maior organização na distribuição dos jogos e sedes.
O sorteio seguirá ainda a regra de impedir que seleções da mesma confederação fiquem no mesmo grupo, exceto no caso da Europa, que terá 16 representantes e, por isso, ocupará até duas vagas em quatro dos 12 grupos. A definição completa dos potes e a distribuição das equipes seguirão o critério estabelecido pelo ranking da FIFA.
