Eduardo da Fonte propõe esforço concentrado na Câmara dos Deputados para votação de projetos em defesa da saúde pública

Eduardo da Fonte propõe esforço concentrado na Câmara dos Deputados para votação de projetos em defesa da saúde pública

Nesta semana, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UPB) apresentou dois requerimentos na Câmara dos Deputados propondo a realização de uma semana de esforço concentrado dedicada exclusivamente à votação de projetos voltados ao fortalecimento da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa tem como objetivo acelerar a tramitação de proposições consideradas estratégicas para ampliar o acesso da população a exames, tratamentos e tecnologias, além de aprimorar a gestão e garantir direitos dos usuários do SUS. Segundo o parlamentar, as medidas terão impacto direto na vida de milhões de brasileiros.

Requerimentos apresentados

O primeiro requerimento (REQ nº 186/2026), protocolado junto à Mesa Diretora da Câmara, propõe uma semana de esforço concentrado no Plenário com prioridade para a votação dos seguintes projetos de lei:• PL 667/2021 – Cria o Acordo de Compartilhamento de Risco para incorporação de novas tecnologias ao SUS; • PL 1167/2025 – Garante o fornecimento gratuito de cadeiras de rodas pelo SUS; • PL 2068/2025 – Estabelece limite máximo de 50 quilômetros entre a residência do paciente e a clínica de hemodiálise; • PL 4353/2025 – Destina recursos do imposto seletivo sobre cigarros e bebidas alcoólicas ao Fundo Nacional de Saúde; • PL 4885/2025 – Cria o prontuário eletrônico unificado nacional no SUS; • PL 4988/2025 – Institui o Programa de Deslocamento da Pessoa com Câncer; • PL 5754/2025 – Proíbe o uso da cobaltoterapia no tratamento oncológico; • PL 44/2026 – Estabelece prazos máximos para a realização de exames essenciais, com possibilidade de atendimento na rede privada caso o SUS não cumpra os prazos.

“A pandemia deixou claro o valor do SUS para o povo brasileiro, mas também escancarou a necessidade de aprimorá-lo. A Câmara precisa dar uma resposta rápida e concreta à população e garantir o acesso a uma saúde com mais qualidade”, afirmou Eduardo da Fonte.

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo