Com apoio da Prefeitura, estudantes de Jaboatão vão para a final da Olimpíada Brasileira de Robótica no Espírito Santo

A Educação do Jaboatão dos Guararapes tem mais um motivo para comemorar. A Prefeitura garantiu a participação dos quatro alunos da Escola Municipal Antônio Januário, em Prazeres, na grande final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que acontecerá no próximo mês de outubro em Vitória, no Espírito Santo. O grupo irá representar o município e o Estado na competição, entre os dias 14 e 19 de outubro, com chances reais de alcançar o título e avançar para a etapa internacional, que acontecerá em fevereiro de 2026, em Singapura.

O prefeito Mano Medeiros recebeu os alunos no gabinete do Complexo Administrativo e confirmou que vai investir na ida da equipe à Olimpíada. “Acreditamos que a educação é a chave para transformar realidades. Esses alunos são exemplo de que, quando oferecemos oportunidade e apoio, podemos alcançar resultados extraordinários. Jaboatão está orgulhoso e confiante de que eles irão se sair muito no Espírito Santo”.

A coordenadora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros, também celebrou o avanço da Educação no município. “Conhecimento ninguém tira da gente. O saber é o que levamos para toda a vida. Esses meninos e meninas são prova disso. Sou uma entusiasta da Educação, que foi de onde eu vim. Estamos muito felizes com essa conquista e vamos mostrar que Jaboatão tem lugar de destaque no cenário educacional nacional”, afirmou.

A equipe, formada pelos estudantes do 9° ano Nayara Fernandes, Apolo Gonçalves, Mayra Sophia e Arthur de Lacerda, já havia conquistado o 2º lugar na etapa estadual, realizada no Recife, em meio a cerca de 4 mil inscritos. O grupo desenvolveu um robô salva-vidas, que impressionou os avaliadores pela inovação e eficiência.

O professor de Matemática Gleydson Silva, orientador da equipe e responsável pela implantação do projeto de robótica na escola, destacou a dedicação dos alunos. “Eles se empenharam muito, estudavam além do horário regular e mostraram que a persistência é fundamental para grandes conquistas. Este projeto de robótica é inédito na rede municipal e já inspira outros estudantes”, ressaltou.

Além da conquista imediata, a Escola Antônio Januário já iniciou entrevistas para selecionar novos estudantes interessados no projeto de robótica, ampliando a iniciativa e garantindo que mais jovens tenham acesso a essa experiência transformadora. Com apoio da Prefeitura e entusiasmo da comunidade escolar, Jaboatão dos Guararapes mostra que investir na educação é abrir caminhos para o futuro e o futuro já começou.

Fotos: Josué da Mata

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo