Carnaval da Gente que não acaba: blocos seguem desfilando pelas ruas do Jaboatão

A programação oficial do Carnaval da Gente 2026 do Jaboatão dos Guararapes encerrou, na última terça-feira (17), com grande sucesso na geração de renda, movimentação econômica, turismo, saúde, segurança pública, assistência social e diversidade cultural e artística. Mas, nas comunidades e bairros do município, as festividades com os blocos de rua ainda seguem durante o mês de fevereiro e início de março.

No total, a gestão municipal apoiará a realização de quase 300 agremiações com iniciativas como o fornecimento de estruturas de palco, trios ou mini-trios, atrações musicais, banheiros químicos, apoio para bloqueios de trânsito, iluminação, entre outras ações. Só neste período pós-Carnaval serão dezenas de blocos que ainda irão desfilar pelas vias de Jaboatão dos Guararapes, começando nesta sexta-feira (20).
Para o prefeito Mano Medeiros, o apoio da Prefeitura na viabilização dos desfiles fortalece esse trabalho de preservação e valorização do Carnaval de rua. “São inúmeros empregos gerados direta e indiretamente por conta das festas. São artistas, músicos e diversos profissionais envolvidos na realização dos eventos, mas também muitos empreendedores e comerciantes informais que garantem o sustento de casa tirando uma renda extra com a venda de bebidas, alimentos e fantasias, por exemplo”, lembrou o gestor.
Entre os blocos que ainda desfilam pelas ruas de Jaboatão está o Carnapraia 2026, que sai no dia 28 de fevereiro e tem concentração em frente à Peixaria de Candeias. Um dos representantes do bloco é o administrador da página @curtacandeias, Manassés Francisco, que, além da realização da folia, também celebra o marco de quatro anos de existência do perfil e a marca de 90 mil seguidores orgânicos.
“O Carnapraia chega à sua terceira edição reforçando sua identidade como o primeiro bloco “pé na areia” do litoral jaboatonense e, possivelmente, de Pernambuco. Criamos a partir de amigos nas piscinas naturais de Candeias. Em 2025, o bloco homenageou a primeira-dama do município, Andréa Medeiros, numa edição que ultrapassou 1.500 foliões, consolidando o crescimento do evento”, disse Manassés. Neste ano, a homenagem será dedicada à família jaboatonense.
