Câmara de Vereadores de Petrolina realiza audiência pública sobre crise no abastecimento de água

Frequentes reclamações de moradores da cidade sobre falta de água levaram a Câmara de Vereadores de Petrolina a agendar uma audiência pública para esta quinta-feira, 13, com objetivo de debater a crise do abastecimento hídrico em diversos bairros e na zona rural. A ação acontece no plenário da Casa Plínio Amorim, a partir das 18h30, no intuito de discutir os problemas recorrentes e cobrar soluções da Compesa.
O pedido de realização da audiência foi formalizado por meio do Requerimento n° 0611/2025, apresentado pelo vereador Diogo Hoffmann (UNIÃO), com subscrição dos demais vereadores. A casa convidou diversas autoridades para a construção do debate, como representantes do Ministério Público, secretarias municipais, associações de bairros e Alexsandro Chaves, gerente regional da Compesa.
Como justificativa para a audiência, a câmara afirma que a ação se faz necessária devido à duração e persistência do problema, com algumas localidades chegando a ficar mais de 15 dias sem água nas torneiras.
Ações emergenciais
A Compesa informou que concluiu nesta quarta-feira, 12, ações emergenciais que estavam em execução na Estação de Tratamento de Água (ETA Centro 1), em Petrolina. Segundo a companhia, o serviço ampliou e restabeleceu as vazões de produção de água da unidade, que passou a operar com 570 litros por segundo, 40 a mais do que antes. Com isso, foi iniciado o processo de regularização do abastecimento na cidade de forma gradual.
Da redação do Blog do Chico Gomes
