Andréa Medeiros representa Jaboatão e estreita o diálogo sobre inclusão com o Governo Federal

Andréa Medeiros representa Jaboatão e estreita o diálogo sobre inclusão com o Governo Federal

O trabalho exitoso desenvolvido por Jaboatão dos Guararapes para assegurar os direitos e a qualidade de vida das pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi apresentando por Andréa Medeiros, primeira-dama do município e coordenadora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), durante uma intensa agenda, em Brasília. Acompanhada por integrantes do secretariado e do PPS e por representantes de famílias atípicas e projetos sociais, Andréa Medeiros visitou os Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, Educação, e da Pesca e Aquicultura.

Nesta quarta-feira (1º), a comitiva foi recebida na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pela chefe de gabinete Marileia Goin. Andréa Medeiros apresentou as ações desenvolvidas pela Prefeitura e defendeu a participação da sociedade nessa construção. “Assim como outros municípios, Jaboatão também enfrenta dificuldades pela ausência de recursos, mas nós só temos duas escolhas: esperar o dinheiro chegar ou começar. E Jaboatão tem um prefeito que não se cansa de trabalhar. Mano Medeiros conduz a gestão agregando. O PPS veio para articular, somar, buscar alternativas e promover ações, fortalecendo o diálogo com as pessoas, como essas mães e pais que nos acompanham aqui e representam as famílias atípicas do município”, declarou Andréa Medeiros.

Marileia Goin parabenizou o município pela iniciativa e pontuou o diálogo com as lideranças como um ponto forte da gestão, afirmando que o Jaboatão está no caminho certo, uma vez que parte da premissa “nada sobre nós, sem nós”, que demonstra inclusão e respeito na construção das políticas públicas. “Quero agradecer por vocês estarem aqui, trazendo tantas experiências incríveis. É importante conhecer o quanto vocês estão na frente de muitos municípios, com ações tão estruturadas, com tanta gente engajada. Espero que a gente possa conhecer Jaboatão e celebrar a nossa parceria”, disse Marileia Goin, chefe de gabinete da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.

A chefe de gabinete ressaltou, ainda, que o portfólio de Jaboatão dos Guararapes será apresentado a outros municípios como experiência exitosa, devida à relevância das ações para o segmento da pessoa com deficiência. Dentre os projetos desenvolvidos no município pelo Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), estão: o Laços Azuis, o Lazer sem Barreiras, o Cuidar de quem Cuida e o Cão Terapia, esse último em processo de reestruturação.

Outras agendas
Na terça-feira (30), Andréa Medeiros e o grupo composto por integrantes do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) e sete lideranças, mães e pais de crianças atípicas, participaram de uma reunião no Ministério da Educação.

Foram debatidas as políticas voltadas ao fortalecimento da educação inclusiva no município de Jaboatão dos Guararapes, sendo destacado o investimento em salas de recursos. Atualmente, das 151 unidades educacionais da rede, 66 contam com as referidas salas, com possibilidade de ampliação, através do programa federal PDDE SRM, que disponibiliza recursos financeiros para a aquisição de itens que compõem a sala de recursos. Também foi pontuada a formação dos professores para atenderem os estudantes com deficiência e autismo em suas particularidades. Este ano, foi realizada uma formação para os professores do Atendimento Educacional Especializado e estão em ajustes outras formações voltadas aos professores da sala regular.

A comitiva também foi recebida pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que ressaltou o apoio aos municípios pernambucano. “Faço questão de dizer que o meu gabinete é a Embaixada dos interessentes de Pernambuco no Brasil”, disse o ministro. “André de Paula é um grande amigo de Jaboatão. É sempre enriquecedor dialogar com quem tanto contribui para o desenvolvimento do povo pernambucano”, destacou Andréa Medeiros.

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo