A governadora Raquel Lyra se pronunciou nesta terça-feira (27) e defendeu a atuação da Polícia Civil

A governadora Raquel Lyra se pronunciou nesta terça-feira (27) e defendeu a atuação da Polícia Civil

A acusação de espionagem em #Pernambuco envolvendo a #PolíciaCivil e um secretário da Prefeitura do Recife tornou-se mais um capítulo nos atritos políticos entre o prefeito #JoãoCampos (#PSB) e a governadora #RaquelLyra (#PSD). O episódio ocorre em um contexto de pré-campanha eleitoral, já que ambos devem se enfrentar nas eleições deste ano, e reacende o debate sobre limites institucionais, legalidade das investigações e uso político de órgãos do Estado.

A denúncia veio a público após reportagem exibida pela TV Record no domingo (25), que revelou que o secretário municipal de Articulação Política e Social, Gustavo Queiroz Monteiro, teria sido monitorado por policiais civis entre agosto e outubro de 2025.

Segundo a reportagem, os policiais acompanharam o veículo utilizado pelo secretário e por seu irmão, Eduardo Queiroz Monteiro, e trocavam informações em um grupo de mensagens. Em setembro, um rastreador teria sido instalado no automóvel, sem ordem judicial.

Em entrevista coletiva realizada na segunda-feira (26), o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, confirmou o monitoramento. De acordo com ele, a ação teve origem em uma denúncia anônima que apontava a possibilidade de entregas de valores supostamente relacionados a propina em contratos firmados pela Prefeitura do Recife com fornecedores.

Alessandro Carvalho afirmou que, por se tratar de denúncia anônima, foi realizada uma checagem preliminar. No entanto, segundo o secretário, não foram constatadas entregas de pacotes ou dinheiro, conforme relatado inicialmente, e o procedimento acabou sendo arquivado.

Nas redes sociais, o prefeito João Campos classificou o episódio como perseguição política.

“Tudo isso não vai ficar impune. Não vale tudo para disputar uma eleição. Não vale tudo dentro de uma instituição tão séria como a Polícia Civil”, declarou o prefeito.

“A gente precisa, claro, sempre combater a corrupção. Ninguém está acima da lei”, afirmou a governadora.

🔗 Quer saber todos os detalhes? Acesse www.falanews.com.br ou clique no link da nossa bio.

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo