A governadora Raquel Lyra (PSD) reunirá os deputados estaduais da base governista novamente nesta segunda feira (24)

A governadora Raquel Lyra (PSD) reunirá os deputados estaduais da base governista novamente nesta segunda-feira (24), às 11h, no Palácio do Campo das Princesas, para definir a estratégia de votação de dois projetos apresentados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco: a PEC 30/2025 e o Projeto de Lei Complementar 3578/2025, que tratam de mudanças na Constituição Estadual e na tramitação de emendas parlamentares.
A convocação ocorre após uma semana marcada por embates entre o governo e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que resultaram em sucessivos esvaziamentos do plenário e aprofundaram o impasse político entre os dois poderes.
Os dois textos, apresentados pela Mesa Diretora da Assembleia, foram aprovados na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça na última terça-feira (18) e imediatamente colocados na pauta do plenário, mas não chegaram a ser votados por falta de quórum devido a uma articulação do governo, que orientou a base a esvaziar a votação.
O movimento ocorreu em resposta à decisão do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), de retirar da pauta o empréstimo de R$ 1,7 bilhão solicitado pelo governo estadual, que tramita há mais de 170 dias na Casa.
A retirada do empréstimo foi uma reação do presidente ao anúncio da base governista de que rejeitaria a PEC 31/2025, também na pauta daquele dia, que eleva em 1,55% o valor das emendas parlamentares impositivas — acima do planejamento do Executivo. O projeto é rechaçado pelo governo, que alega não ter espaço orçamentário para o reajuste.
Com o ambiente tensionado, Raquel Lyra reuniu a base na semana passada e coordenou um novo esvaziamento do plenário na quarta-feira (19). Sem quórum, as matérias novamente não avançaram, e Álvaro Porto usou a tribuna para criticar a segurança pública, ampliando o desgaste.
BLOG POLITICA EM FOCO
