Eleição histórica de Salgueiro completa um ano

Eleição histórica de Salgueiro completa um ano

A eleição de 2024, que entrou para a história em Salgueiro devido toda a sua conjectura, completa um ano nesta segunda-feira, 6. O pleito pode ter marcado uma virada de chave na democracia em Salgueiro, que até então não tinha visto uma diferença de votos tão larga entre os dois grupos políticos que polarizam as eleições no município há décadas.

Em 6 de outubro do ano passado, o prefeito Marcones Sá (PSB), que tentava a reeleição, foi derrotado por Fabinho Lisandro, que estava no PRD, com uma vantagem de 6.106 votos. Era a primeira vez que o vencedor disputava um cargo executivo. No pleito anterior, em 2020, Marcones também impediu a reeleição de Clebel Cordeiro, mas com uma margem muito menor, de 426 votos.

Uma série fatores contribuíram para a não reeleição de Clebel e de Marcones, mas os erros administrativos do governo deste último provocaram uma maior repulsa do eleitorado. Agora, Fabinho tem pela frente a missão de tentar quebrar esse ciclo de prefeitos que não se reelegem em Salgueiro, feito alcançado pela última vez  por Marcones, em 2012.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo