Jaboatão dos Guararapes prepara grupo de moradores para atuar como condutores turísticos

Em mais uma iniciativa que reforça o turismo do município, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Sebrae-PE, iniciou um curso de condutor turístico para moradores da Zona Rural e de áreas históricas, a exemplo do Monte dos Guararapes. A iniciativa visa capacitar os participantes para atuarem como profissionais na prestação de atendimento aos turistas em diferentes contextos, como acessibilidade, comunicação e sustentabilidade, além de interpretar mapas, planejar roteiros e agir em emergências.

Segundo a proposta, a intenção é que os profissionais estejam preparados para oferecer experiências seguras, inclusivas e responsáveis, atuando com conteúdos como liderança e trabalho em equipe; atendimento ao cliente e gestão de conflitos; acessibilidade e condução de pessoas com deficiência; fundamentos da comunicação (verbal, escrita, visual e emocional); princípios de sustentabilidade e consumo consciente; cartografia aplicada ao turismo.

Como aponta o prefeito Mano Medeiros, a iniciativa destaca o profissionalismo que a Prefeitura trata o turismo do município. “Estamos também valorizando os atrativos e os empreendedores que vivem do segmento, como o Turismo Rural, garantindo com que eles estejam cada vez mais capacitados para receber o público com excelência e possam se destacar no mercado”, informou o gestor.

Entre os participantes, Leonardo Francisco Oliveira, conhecido como Nado e proprietário do Aconchego Família Rural, um dos atrativos do roteiro do Turismo Rural. “Foi muito positivo para nós, pois trouxe mais experiência, e assim vamos aprendendo um pouco mais sobre como receber, atender e falar com os visitantes. Chegou na hora certa nesse início do Turismo Rural”, disse o empreendedor, reforçando que, no último domingo (21), receberam um novo grupo de turistas e já puderam colocar em prática as orientações. “Você já sente a diferença perdendo a timidez ao falar com o pessoal, pois falamos sobre aquilo que sabemos”, destacou.

Na sequência, a ação acontece com moradores do entorno do Parque Histórico Nacional dos Guararapes – Monte dos Guararapes. Os participantes receberão as orientações no Mercado das Mangueiras, em Prazeres.

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo