Militantes do PT realizam manifestação em Salgueiro com a ‘PEC da Blindagem’ e a anistia

Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) fizeram uma manifestação neste domingo, 21, em Salgueiro, contra a ‘PEC da Blindagem’ e a anistia aos participantes dos atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023 e ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Participaram do protesto membros do partido de uma ala mais vinculada ao atual governo do município, que aderiram a um movimento realizado em todo o país neste fim de semana.

Segurando bandeiras do Brasil, do PT e de Lula, os manifestantes reuniram na Praça Elias e disseram não à anistia. Um fato que chamou atenção foi a ausência de importantes lideranças da esquerda do município, evidenciando mais uma vez o racha do PT em Salgueiro, que está dividido entre a oposição e o apoio ao atual prefeito.

‘PEC da Blindagem’ e anistia

A ‘PEC da Blindagem’, aprovada pela câmara na semana passada, inclusive com votos de deputados da esquerda como Pedro Campos (PSB), que se arrependeu depois, amplia a proteção de parlamentares contra investigações e processos civis. O texto retoma a exigência do aval do Congresso, em votação secreta, para que deputados sejam julgados pelo STF. Com isso, seria mais difícil a abertura de processos judiciais contra parlamentares. Já o projeto de anistia, pode livrar da prisão os acusados de participação nos atos de 8 de janeiro.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo