
O médico brasileiro Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa, que mora no Recife, teve o visto dos Estados Unidos proibido após uma mensagem elogiosa ao assassinato do ativista conservador Charlie Kirk viralizar.
A postagem, feita num comentário no Instagram, diz: “um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”.
O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, citou a postagem ao anunciar, no sábado (13), a proibição de vistos para o brasileiro. Segundo Ricardo Barbosa, seu visto expirou em 21 de agosto de 2022.Landau fez o anúncio ao responder a um comentário no X feito pelo vereador do Recife Thiago Medina (PL), que expôs a postagem do médico brasileiro.
Depois disso, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou ter aberto uma sindicância para investigar o médico e uma clínica particular, que o demitiu.
Além disso, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) publicou uma nota de repúdio contra a postagem do médico e disse que não compactua com atos que contrariem os princípios fundamentais da medicina, como o cuidado, a preservação da vida e o respeito à dignidade humana.Neste domingo (14), Barbosa pediu desculpas à família de Kirk.
“Trata-se de uma colocação infeliz, fora de contexto e divulgada por pessoas alheias ao meu círculo. Peço desculpas à família enlutada e registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizendo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética”.
O médico disse que o conteúdo tem sido usado “por pessoas que estão ameaçando” a família dele, incluindo a esposa e os irmãos. “Muitas ameaças de morte. […] Temos print de tudo. Todas as pessoas serão denunciadas”, afirmou.
