⭐Qual o melhor candidato ao governo de Pernambuco de acordo com os eleitores? Quais serão nossos dois senadores pela vontade popular? Tudo isso hoje no Dafolha!

⭐Qual o melhor candidato ao governo de Pernambuco de acordo com os eleitores? Quais serão nossos dois senadores pela vontade popular? Tudo isso hoje no Dafolha!

Um dos institutos de pesquisa mais respeitados do país, o Datafolha registrou na última sexta-feira (30) um levantamento eleitoral para o estado, cujo resultado é aguardado com grande expectativa por lideranças políticas e pelo eleitorado.

A pesquisa já está em campo e realiza 1.022 entrevistas presenciais em diferentes regiões pernambucanas. O estudo tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, seguindo os critérios técnicos exigidos pela legislação eleitoral.

O levantamento surge em um momento de clima político acirrado, marcado por embates públicos e troca de acusações entre os dois principais grupos que devem protagonizar a disputa deste ano. Esse cenário elevou a temperatura do debate político nos últimos dias e ampliou a curiosidade em torno dos números que serão divulgados.

No questionário sobre a sucessão estadual, apenas quatro nomes foram testados: a atual governadora Raquel Lyra (PSD); o prefeito do Recife João Campos (PSB); o vereador Eduardo Moura (Novo); e o ex-vereador da capital Ivan Moraes (PSOL). O estudo também coleta dados sobre a disputa presidencial e para o Senado Federal.

Registrada sob o protocolo PE-09595/2026, a pesquisa foi contratada pela Rede Nordeste de Comunicação, por meio das rádios CBN e Mix, ao custo de R$ 115 mil.

De acordo com documentos disponíveis no sistema do Tribunal Superior Eleitoral, esta será a primeira pesquisa eleitoral divulgada em 2026 após o início da vigência das regras que disciplinam o registro e a publicação de levantamentos durante o período eleitoral. A divulgação dos resultados está prevista para a próxima quinta-feira (5).

Com o cenário ainda indefinido e os ânimos exaltados, a expectativa é de que os números sirvam como termômetro inicial da disputa e influenciem diretamente os próximos movimentos dos principais atores políticos do estado.

Mauricio Ribeiro

Voltar ao Topo