Supermercado é autuado por descarte irregular de lixo em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina vem intensificando o combate ao descarte irregular de resíduos sólidos através do programa ‘Petrolina+Limpa’. No fim da semana passada, o governo da maior cidade do Sertão pernambucano realizou uma operação conjunta entre a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), a Secretaria de Serviços Públicos e a Defesa Civil, que resultou na autuação de um supermercado por descarte irregular de lixo no bairro Pedro Raimundo.
O crime ambiental foi detectado por equipes da limpeza urbana, que identificaram um grande volume de lixo acumulado de forma inadequada em um terreno da Rua 13, no mencionado bairro. Fiscais da prefeitura fizeram uma vistoria no local e encontraram diversos materiais, como panfletos, banners, cartazes e restos de alimentos.
Após constatarem a irregularidade, as equipes da AMMA e da Secretaria de Serviços Públicos se dirigiram ao supermercado responsável pelo lixão e aplicaram uma multa no valor de R$ 1.501. A inflação foi classificada como ‘moderada’, conforme estabelece a Lei Complementar n° 035/2022, que instituiu a política municipal de gestão dos resíduos sólidos.
A lei municipal permite que a direção do supermercado apresente defesa em até 15 dias, a contar da data da autuação. Os esclarecimentos serão analisados por uma comissão especial responsável pelo julgamento desse tipo de processo administrativo.
Da redação do Blog do Chico Gomes
