DISTÂNCIA ENTRE JOÃO CAMPOS E RAQUEL LYRA DIMINUI BASTANTE NA DISPUTA PELO GOVERNO DE PERNAMBUCO, DIZ NOVA PESQUISA

A mais recente rodada de pesquisas eleitorais, conduzida pela CONECTA Pesquisas em parceria com o Instituto OPINDATA, realizada entre 1 e 5 de dezembro de 2025, detalhou o cenário para a disputa ao Governo de Pernambuco em 2026.
O levantamento, que utilizou uma ampla amostra de 10 mil entrevistas de forma online indica que a polarização entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD) persiste, mas com uma redução na diferença entre os dois líderes.
No cenário 1 estimulado, que apresenta uma lista de candidatos ao eleitor, João Campos pontua 45% das intenções de voto.
Publicidade
A governadora Raquel Lyra registra 38%, configurando uma diferença de 7,0 pontos percentuais entre os dois.
A margem de erro do levantamento é de 0,98 ponto percentual, e a alta concentração do eleitorado sugere que a eleição deverá ser definida em um segundo turno.
Simulação do segunto turno:
A nova pesquisa CONECTA/OPINDATA simulou o cenário de Segundo Turno com o embate direto entre os dois líderes, e os resultados apontam uma diferença de 3 pontos percentuais entre João Campos e Raquel Lyra.
Avanço de Raquel Lyra:
A pesquisa anterior do Instituto Conecta, realizada de forma presencial, com aplicação de 1.200 questionários, divulgada no site Jamildo.com em 2 de outubro de 2025, demonstra o acirramento da corrida.
No levantamento de outubro, João Campos liderava com 53% e Raquel Lyra pontuava 27%, uma diferença de 26 pontos percentuais no cenário estimulado.
O resultado representa uma retração de 7,6 pontos percentuais para Campos e um avanço de 11,4 pontos percentuais para Lyra em apenas dois meses.
No mesmo levantamento de outubro de 2025, a pesquisa indicava que João Campos venceria no primeiro turno, com 63% dos votos válidos contra 32% de Lyra.
Disputa pelo Governo de Pernambuco:
O cenário 1 estimulado apresentado pela pesquisa CONECTA/OPINDATA traz os seguintes números:
João Campos (PSB): 45%
Raquel Lyra (PSD): 38%
Eduardo Moura (NOVO): 6,9%
Ivan Moraes (PSOL): 1,2%
Brancos e Nulos: 6%
Metodologia:
De acordo com o estatístico responsável pelo Instituto OPINDATA e a CONECTA Pesquisas Jerfson Bruno do Nascimento Honório, atualmente, no Brasil, duas empresas usam a metodologia RDR (Recruitment Driven By Referral), que utiliza metodologia para construir amostras digitais amplas, calibradas e representativas do público-alvo.
“Apenas a Atlas Intel e a CONECTA/OPINDATA que utilizam o método no Brasil. Esta abordagem permite construir uma amostra geograficamente diversificada e incluir perfis de eleitores de difícil acesso em pesquisas presenciais, como moradores de prédios e condomínios”, explica Jerfson, doutor em estatística pela UFPE e PUC do Chile.
Fonte: Blog do Jamildo
