15 alimentos que dentistas nos aconselham a deixar de consumir

Por CompartilharnaRede
20 de Fevereiro de 2015
Visualizações: 2493
Continua após a publicidade..

Da mesma forma que médicos devem ter um cuidado maior com a saúde, pelo menos teoricamente, é esperado que dentistas coloquem seus conhecimentos sobre saúde bucal em prática. O Prevention fez uma lista com alimentos que alguns doutores de sorrisos bonitos evitam consumir. Confira a seguir:

 

1 – Refrigerante

 

Não importa se é light, zero, diet. Não importa a marca ou a quantidade. Refrigerante não faz bem à saúde de modo algum e, com relação à saúde bucal, a bebida é perigosa por ser capaz de corroer o esmalte natural dos dentes.

Continua após a publicidade..

 

2 – Maçãs

 

Calma. Não estamos dizendo para você deixar de comer maçã, mas, se seus dentes são sensíveis ou se você está com algum tipo de dor, evite morder a fruta diretamente. O ideal com maçãs e frutas e legumes parecidos é cortá-los antes, em pedaços menores, com uma faca.

 

3 – Balas duras

 

Chupar bala pode parecer algo inocente, mas a verdade é que esses docinhos acabam ficando em sua boca por muito tempo, expondo seus dentes a quantidades realmente grandes de açúcares. Nada de mastigar balas duras também – eis um jeito doce de quebrar os dentes.

Continua após a publicidade..

 

4 – Gelo

 

Se você é do tipo que fica mordendo pedaços de gelo depois que a bebida acaba, saiba que esse é um péssimo negócio para quem tem dentes sensíveis e, além do mais, é outro jeito fácil de quebrar seu dente.

 

5 – Milho na espiga

 

Comer milho direto na espiga pode acabar com possíveis reparos odontológicos que você já tenha feito. Se usa aparelho, fique longe das espigas! O ideal é raspar o milho antes de comê-lo.

 

6 – Molho vermelho

 

Cores escuras, de um modo geral, podem prejudicar o esmalte natural dos dentes. Os molhos vermelhos corroem facilmente a superfície dental graças à acidez do tomate. O resultado? Manchas e dentes amarelados.

 

7 – Vinho branco

 

Ainda que o grande vilão pareça ser o vinho tinto, que pode descolorir os dentes, a verdade é que o vinho branco é ainda mais prejudicial. O problema é o grande nível de acidez que caracteriza a bebida, podendo causar manchas.

 

8 – Pastilhas que refrescam o hálito

 

Depois de consumir balinhas mentoladas, você pode até ficar com uma sensação de boca limpa e hálito fresco, mas esses produtos são geralmente repletos de açúcar, um dos grandes vilões de uma boca saudável. Na dúvida, prefira pastilhas sem açúcar.

 

9 – Chicletes e balas mastigáveis

 

Não é surpreendente que dentistas evitem esses docinhos tentadores, afinal, chicletes e balas mastigáveis podem se acumular entre os dentes, criando placas e, claro, as temidas cáries. Se o que você precisa é apenas de um gostinho doce para continuar vivendo, prefira um pedaço de chocolate meio amargo – algumas pesquisas recentes indicaram que a delícia pode ajudar a acabar com as placas.

 

10 – Batatinhas

 

Por mais que pareçam uma opção leve de petisco, a verdade é que essas batatas são crocantes no início, mas ficam pegajosas depois de mastigadas, o que significa que resíduos do alimento ficam na boca por muito tempo. Quando partículas de batatas ficam presas entre os dentes, há aumento na produção de ácido e, consequentemente, sua saúde bucal fica prejudicada. O pior de tudo é que ninguém come apenas uma ou duas batatinhas; na verdade, estamos falando de um salgadinho que consumimos por um longo período de tempo, o que aumenta a produção de ácido.

 

11 – Limonada

 

Se tem uma coisa que você aprendeu até agora é que substâncias ácidas não fazem bem à sua boca, então nem precisamos dizer que suco de limão não é uma boa pedida. O problema na bebida nem é apenas o ácido, mas a combinação perigosa do ácido com açúcar.

 

12 – Pipoca

 

O problema da pipoca é que ela pode ficar entre os dentes também e provocar aumento na produção de bactérias. Pior ainda se você é do tipo que fica mordendo os grãos que não estouraram – eles podem quebrar seus dentes.

 

13 – Frutas secas

 

Ainda que frutas secas tenham propriedades nutritivas ricas, para os dentes elas não fazem tão bem assim. O problema aqui está na forma como as frutas são conservadas, com açúcar e fibras insolúveis, que podem fazer uma capa de açúcar ao redor dos dentes. Na dúvida, coma frutas frescas.

 

14 – Pão branco

 

Carboidratos refinados, presentes em alimentos como pão branco e macarrão, não são saudáveis de forma alguma e inclusive fazem mal aos dentes. O problema é causado pelos açúcares do alimento, que são facilmente dissolvidos na boca e podem corromper o esmalte dental. Como também é um alimento que vira gosma quando é mastigado, é possível que pedacinhos de pão fiquem entre os dentes e provoquem cáries e placas.

 

15 – Bebidas esportivas

 

Se depois de ir para a academia você bebe isotônicos e afins, saiba que esse tipo de produto não faz bem à sua saúde bucal. A culpa é do açúcar e dos ácidos que imperam na bebida. Detalhe: o fato de que as pessoas tendem a fazer bochecho com isotônicos só piora a coisa. 

 

E aí, você já sabia que cuidar da sua saúde bucal poderia ser uma tarefa assim tão difícil? Como é muito complicado cortar todos os alimentos que fazem mal, vale escovar os dentes com frequência, usar fio dental e evitar dormir sem esse hábito de higiene – isso é um péssimo negócio. COMPARTILHE ESSAS DICAS.

 

Fonte:(S)

 

Imagens:

 

 

Imagens

Anúncio

Vídeos Patrocinados

Mais Acessadas

Ver Todas

Siga o Compartilhar na Rede

  • Compartilhar na Rede Facebook+
  • Compartilhar na Rede Google+
  • Compartilhar na Rede Twitter
  • Compartilhar na Rede Youtube
Últimos Usuários
Faça parte da comunidade do CompartilharnaRede.com.br
Participe!
Ranking

Cotações

Dólar R$ 0 %
Euro R$ 0 %
Fonte: currencyconverterapi.com, 23/11/2024 05:42:34
Salgueiro, PE
°C Tempo agora
Previsão do tempo hoje Hoje °  °
Previsão do tempo amanhã Amanhã °  °
Previsão do tempo °  °
Fonte: Yahoo Tempo, 23/11/2024 05:15:12
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK